-
Arquivo
- maio 2024
- julho 2023
- maio 2023
- março 2023
- dezembro 2022
- novembro 2022
- junho 2022
- maio 2022
- abril 2022
- março 2022
- dezembro 2021
- novembro 2021
- outubro 2021
- setembro 2021
- agosto 2021
- junho 2021
- maio 2021
- abril 2021
- março 2021
- fevereiro 2021
- janeiro 2021
- dezembro 2020
- novembro 2020
- outubro 2020
- setembro 2020
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- abril 2020
- março 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- agosto 2019
- julho 2019
- junho 2019
- maio 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- junho 2018
- maio 2018
- abril 2018
- março 2018
- fevereiro 2018
- janeiro 2018
- dezembro 2017
- novembro 2017
- outubro 2017
- setembro 2017
- agosto 2017
- julho 2017
- junho 2017
- maio 2017
- abril 2017
- março 2017
-
Meta
Desafio InterClubes, a arrancada que irá agitar o Motor Show Summer Fest em Balneário Camboriú em 2019
Quantas vezes já soubemos de histórias que envolvem a “rivalidade” existente entre carros 6 cilindros e V8, aspirados ou turbos? Isso sem falar daquelas histórias que escutamos que “fulano” com o seu carro antigo deixou comendo poeira uma super máquina das mais modernas e com potência invejável. Essa e tantas outras histórias fazem parte da vida daqueles que curtem e vivem o universo a motor. E muitas destas ainda envolvem pessoas que fazem parte de clubes e grupos automotivos. Por todos os lados do Brasil, temos os mais variados tipos e estilos de grupos e clubes automotivos. Se por um lado temos os clubes oficiais, muitos deles filiados junto à Federação Brasileira de Antigomobilismo (FBVA), por outro temos os grupos que se reúnem por estilos, culturas ou preferências. Tudo isso faz parte do universo sobre rodas, do universo a motor.
E com este cenário é que a diretoria da Associação Veículos Históricos confirmou nesta quarta-feira (14/Nov) a realização de disputa inédita de arrancada que irá envolver a participação de clubes e grupos automotivos de todo o Brasil. Estamos aqui falando do Desafio InterClubes, prova de Arrancada em percurso de 201 metros (1/8 milha) que acontecerá durante a programação da segunda edição Motor Show Summer Fest 2019, edição do O Motor Show que será realizada no Speedway Music Park em Balneário Camboriú/SC entre os dias 22 e 24 de Março.
O regulamento do Desafio InterClubes está sendo especialmente elaborado, mas já podemos adiantar que o formato de disputa irá colocar em condições de igualdade todos os tipos de carros, independentemente se ele é aspirado ou turbo, histórico original ou um hot rod, se ele é 4, 6 ou cilindros, se ele é um super esportivo ou carro rebaixado, se é tração traseira ou dianteira. Isso será possível porque o formato de disputa que será utilizado é conhecido como bracket racing. Para quem não conhece, o bracket racing envolve duas fases na sua competição. Na primeira fase todos os participantes realizam treinos livres e registram os seus tempos. Ao final desta fase, cada piloto escolhe um dos tempos registrados no sistema de cronometragem, sendo este tempo considerado como seu tempo de referência. Para a fase seguinte, todos os participantes entram para a fase do mata-mata em eliminatória simples, onde cada um terá o seu tempo no sistema de cronometragem. Até aí tudo bem, mas é agora que entra o diferencial do formato bracket racing. Nesta fase eliminatória, o sistema de cronometragem considera a diferença existente entre os tempos de referência de cada piloto que está na disputa, acionando antes o sinal de largada (luz verde) para o piloto que tem o tempo de referência maior (mais lento), e depois ele aciona o sinal de largada para o outro participante que possui o tempo de referência menor (mais rápido). “Nesta disputa, vence aquele que cruzar antes a linha final dos 201 metros, porém, com um detalhe. O piloto não pode cruzar a linha de chegada com tempo inferior ao que ele tem registrado no sistema de cronometragem como sendo o seu de referência. Na disputa do bracket racing não adianta você ser o mais rápido. Neste formato o que interessa é ser o melhor, sempre”, explica Rafael Casagrande, presidente da Associação Veículos Históricos e idealizador do projeto O Motor Show.
Guilherme Thomaz Guimarães Ribeiro – vencedor Bracket Racing Motor Show – edição Londrina 2018
Estudos no regulamento particular de prova estão sendo analisados, mas já se pode adiantar que o Desafio InterClubes irá considerar dois tipos de premiação. Uma delas será a premiação para o campeão geral que será aquele que vencer todas as disputas eliminatórias. Além da premiação como Campeão do Desafio InterClubes, o vencedor será aclamado como o Rei da Pista Motor Show – edição Summer Fest 2019. Outra disputa considerada para premiação, será a disputa por equipes. “Estamos estudando melhor uma forma de disputa por equipes. Um dos objetivos do Motor Show sempre foi de valorizar os clubes e grupos automotivos existentes em todo o país. E acreditamos que com este formato de disputa por equipes, criaremos um ambiente positivo e com perspectiva de boa presença destes clubes, assim como dos seus carros”, comenta Casagrande. A disputa por equipes irá considerar pontuação de cada participante representante do seu clube/grupo, totalizando os pontos conquistados por cada clube/grupo automotivo. Ao final da disputa será conhecido o clube/grupo automotivo vencedor do Desafio InterClubes Motor Show Summer Fest 2019.
Segundo ainda a diretoria da Associação Veículos Históricos, o Desafio InterClubes também poderá ser realizado na edição 2019 de Londrina, caso esta venha a ser confirmada. O formato bracket racing foi testado na edição do Motor Show Londrina 2018, realizada entre os dias 1 e 3 de Novembro no Autódromo de Londrina. A disputa contou com a participação de 30 carros aproximadamente, sendo que o vencedor foi um Fiat Tempra 95 Turbo Original que levou pra casa além do troféu, premiação em dinheiro no valor de R$3mil. Mas outros carros chamaram a atenção na disputa realizada em Londrina. Um dos veículos semi-finalistas foi um Chevette 1.6 original, sem qualquer preparação ou modificação no veículo. “Nossa ideia com o Desafio InterClubes e com o Bracket Racing Motor Show é de tornar-los marca registrada das edições do Motor Show realizadas em autódromos e pistas de Arrancada. Assim o público em geral poderá se programar para poder participar desta disputa. O que fizemos em Londrina na edição 2018 foi um teste de um projeto maior, mas muito maior. Iremos agora reanalisar o regulamento geral, assim como pensar em ações promocionais que venham a valorizar o ambiente da disputa. Precisamos inovar na nossa arrancada, e o Motor Show irá fazer o algo a mais para que isso possa acontecer”, finaliza Rafael Casagrande.
Informações Gerais
Motor Show Summer Fest 2019 (2ª edição)
Data: 22 a 24 de Março de 2019
Local: Speedway Music Park (Rua José Francisco Corrêa 900 – Nova Esperança, Balneário Camboriú – SC, 88336-140)
Informações: www.omotorshow.com.br
Atendimento: whatsapp 43 9 9120-3303
Agência Oficial: 3 Sport Entertainment
Realização: Associação Veículos Históricos
Categorias: Destaques Motor Show, Motor Show Summer Fest Tags air cooleds, antigomobilismo, Arrancada, bracket racing, carros antigos, carros clássicos, corridas proibidas, Desafio 201m, Hot Rods, Motor Show, motor show summer fest, Muscle Cars, rachas, super esportivos. Bookmark the permalink.